MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

terça-feira, 4 de abril de 2017

'Projeto Rondon' completa 50 anos e será realizado em Rondônia

'Projeto Rondon' completa 50 anos e será realizado em Rondônia

Quinze cidades e distritos receberão os voluntários do projeto em julho. Professores que coordenarão as ações estão em Porto Velho visitando cada cidade escolhida.

Projeto Rondon oferecerá ações em 15 cidades de Rondônia (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)Projeto Rondon oferecerá ações em 15 cidades de Rondônia (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)
Projeto Rondon oferecerá ações em 15 cidades de Rondônia (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)
Na comemoração dos 50 anos, o ‘Projeto Rondon’ será realizado em Rondônia em julho deste ano. A Operação 'Rondônia Cinquentenário' acontecerá em 15 municípios e distritos de Rondônia, que receberão a equipe que está sendo capacitada em Porto Velho. Os professores que coordenarão as oficinas que serão realizadas pelo projeto estão no estado desde o último sábado (1º). A Operação será realizada entre 7 a 23 de julho, quando os participantes estarão durante 12 dias realizando as ações nos municípios escolhidos.
De acordo com o tenete coronel Alexandre Sholtz, coodernador de comunicação social do Projeto Rondon, o objetivo da vinda dos professores é para que eles visitem in loco as comunidades que receberão os trabalhos do projeto. Estarão presentes na operação 3.010 pessoas entre estudantes e professores de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o país, que são chamados de 'Rondonistas'.
Conforme Sholtz, o projeto voltou ao estado para comemorar meio século de existência. “O Projeto Rondon em 1967 teve sua primeira operação aqui em Rondônia. Voltamos a Porto Velho e região para comemorar os 50 anos e trabalhar a cidadania dos Rondonistas em trazer o desenvolvimento sustentável para a região”, explica o coronel.
Em 2010, o projeto esteve no estado com a Operação Mamoré, onde 15 municípios foram beneficiados. As oficinas realizadas são ações voltadas à sustentabilidade da cidade, para que possam melhorar a convivência da população.
Projeto Rondon comemorará 50 anos com ações em Rondônia com oficinas (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)Projeto Rondon comemorará 50 anos com ações em Rondônia com oficinas (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)
Projeto Rondon comemorará 50 anos com ações em Rondônia com oficinas (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)
“Como temos oito municípios que já participaram da operação, o retorno dará a dimensão do projeto, do que foi realizado naquela época e os que continuam ainda hoje. São ações voltadas para os multiplicadores, para os gestores públicos, ações vindas das sociedades. Pretendemos deixar para os gestores algo para eles construírem aos poucos e deixarem o legado”, explanou o coronel.
Além de alunos voltados para a área sustentável, alunos de comunicação participarão do projeto divulgando as ações nas mídias digitais. Segundo Nadja Hartmann, coordenadora da equipe de comunicação, 10 alunos de jornalismo, publicidade e propaganda e designer estarão produzindo conteúdo das oficinas realizadas.
“Nosso grande desafio é justamente falar do Rondon, passar toda essa experiência dos Rondonistas, dos professores e da comunidade, que é transformadora. O conjunto da comunicação tem esse desafio, essa responsabilidade de passar todo esse trabalho, de viver na comunidade e passar a realidade também desse projeto”, explicou Nadja.
As 15 cidades contempladas pela Operação Rondônia Cinquentenário são: Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Texeiropólis e Urupá. Em Porto Velho as ações serão as comunidades ribeirinhas do baixo madeira, nos distritos de Cujubim Grande, Nazaré e São Carlos.
Alunos receberão instruções para participar do projeto (Foto: Divulgação/UEPG)Alunos receberão instruções para participar do projeto (Foto: Divulgação/UEPG)
Alunos receberão instruções para participar do projeto (Foto: Divulgação/UEPG)
O projeto é realizado pelo Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.
Projeto RondonO Projeto Rondon teve início em 1967, sua primeira operação foi realizada em Rondônia, com 30 alunos participantes e dois professores coordenando. Em 1989 as atividades foram encerradas, voltando somente em 2005.
De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação governamental realizada em parcerias com as instituições de ensino superiores, prefeitos, comunidade e representantes comunitário. Além disso, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.