MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA PARA A PRESIDENTE DO STF

CARTA ABERTA PARA A PRESIDENTE DO STF

Sinto-me triste por ter que escrever esta carta à Excelentíssima Ministra e Presidente do STF – senhora CARMEN LÚCIA. Faço-a porque, de outra maneira, não chegaria às mãos da Presidente.

Escrevo esta missiva com o maior respeito ao PODER JUDICIÁRIO, pois sou de um tempo, Exma. Presidente que:

         - O professor era o mestre querido;
         - O idoso era respeitado e não precisava de código,
         - Ao passar pela rua um juiz ou desembargador, todos se levantavam e tiravam o chapéu;
         - Meu professor de Direito gritava: “A LEI – A LEI – A LEI. (não sou advogado e, sim, militar);
         - A Leitura da fala do TRONO Inglês tem a porta da frente do parlamento fechada e todos entram pelos fundos, até o Rei, assim li em algum lugar. Pela frente só o Presidente do (STF inglês) que chega numa carruagem. Dirige-se para a porta, que se abre, e o arauto anuncia: SUA MAGESTADE A LEI. TODOS SE LEVANTAM, ATÉ O REI, PARA SAUDAR A LEI;
         - Vi no governo Itamar Franco, um amigo e assessor direto ser afastado pelo presidente por ter sido acusado de algo contra a lei e assegurado sua volta, provado sua inocência. Voltou com a cabeça erguida;
         - Estou vendo hoje o que nunca vi. Fica claro que não tenho partido. Minha preocupação é com STF e a figura de Vossa Excelência. Sem a lei – Sem  o respeito a lei – Sem o cumprimento da lei, somos uma sociedade em decomposição e ameaçada de desaparecer.

Aprendi que a figura do magistrado é intocável, contudo o que estou vendo, são críticas e desconfiança quanto ao PODER sagrado da JUSTIÇA. Longe de pensar qualquer coisa de falta de respeito aos magistrados, mas o silêncio de todos, ou não se tomar conhecimento de algo a respeito de ataque até a honra, deixa-me apreensivo quando a intocabilidade do Tribunal que é a última defesa do cidadão.

A sociedade ficou suspensa com a morte do Ministro Teori Javaski. Quem será o relator? Ficou uma impressão que a escolha do Ministro Edson Fachin foi um arranjo que permitiu a chegada de oxigênio. Nova esperança.

Ministra CARMEM LÚCIA. Estamos todos confiantes na senhora. Veja o que aconteceu no Senado na eleição da CCJ.

Meu BOM DEUS! ESTÃO ESQUECENDO, NO MEU BRASIL,  O QUE ARISTÓTELES (384 –322 aC),  (2.401 anos atrás) ESCREVEU e nós ainda não aprendemos: 

“A BASE DA SOCIEDADE É A JUSTIÇA; O JULGAMENTO CONSTITUI A ORDEM DA SOCIEDADE: ORA O JULGAMENTO É A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA.”

Meu sincero respeito a pessoa de Vossa Excelência e curvo-me perante a MAJESTADE DA LEI.

Fortaleza, 13 de fevereiro  de 2017

GENERAL DE DIVISÃO REFORMADO FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO

VAMOS NOS JUNTAR E CHEGAR AO STF.

REPASSE