MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

JUSTIÇA DE PORTUGAL PEDE A PRISÃO DE LULA


JUSTIÇA DE PORTUGAL PEDE A PRISÃO DE LULA

O primeiro passo foi dado.

03/11/2015 

JUSTIÇA DE PORTUGAL PEDE A PRISÃO DE LULA NO BRASIL E STF PEDE MAIS INFORMAÇÕES

Por essa nem o todo poderoso Lula e nem o seu partido PT esperavam A Justiça de Portugal enviou um pedido para a imediata prisão de Luís Inácio Lula da Silva.Como se trata de um político brasileiro que ainda mantém foro privilegiado, por ser um ex-presidente da República,
o STF – Supremo Tribunal Federal, antes de sequer analisar o pedido, requereu maiores informações à justiça de Portugal sobre o processo e as provas contra o ex-mandatário do executivo brasileiro, que sustentam o pedido de prisão. O Processo corre em segredo de justiça tanto em Portugal, como no Brasil. O motivo do pedido de prisão seria o direto envolvimento de Lula no escândalo que envolve o envio de recursos (doações de campanha), vindos de Portugal, para a campanha do ex-presidente no valor total de R$ 700 milhões de reais. A doação foi feita pela Portugal Telecom, com recursos públicos do Governo Português, o que seria um crime federal. Estes valores foram acertados entre Lula e o então ex-primeiro ministro de Portugal José Sócrates, que já está preso em  Portugal.

O ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, foi detido sob a acusação de 'fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção ativa'. Sócrates foi detido  ao desembarcar no aeroporto de Lisboa, em um voo procedente de Paris.Como resposta as doações de Campanha vindas da Portugal Telecom, Lula assinou decretos beneficiando e dando isenção fiscais aos negócios da Portugal Telecom aqui no Brasil. Vale lembrar que Portugal Telecom é acionista da OI no Brasil.Uma fonte que pediu anonimato, foi ouvida por telefone pela REDE GNI e afirmou categoricamente que o pedido de prisão vindo de Portugal chegou ao STF no dia 26 de Novembro, mesmo dia em que chegou o requerimento especial de cooperação entre os países para facilitar a autorização da prisão e extradição para a Europa do ex-presidente Lula.  Afirma ainda a mesma fonte que as provas já enviadas ao STF são sumárias e gravíssimas. Segundo relatos de assessores próximos ao Palácio do Planalto, estas informações já chegaram aos ouvidos de Lula bem como de Dilma Rousseff, o que teria causado desespero na alta cúpula petista."O Ministério Público Português está obcecado pela prisão de Lula", afirmou um importante jornalista português, que pediu anonimato em contato telefônico com a REDE GNI.

"Existe a real possibilidade da Justiça portuguesa decretar  a prisão preventiva do Luiz Inácio Lula da Silva antes mesmo da Justiça brasileira, caso o STF não autorize a prisão de Lula" concluiu este mesmo Jornalista ouvido pela REDE GNI por telefone no dia 30 de Novembro. Caso a Justiça portuguesa decrete a prisão de Lula, ele ficaria impedido de viajar a qualquer  país da Europa, sob o risco de ser preso imediatamente pela Interpol.

"A Justiça portuguesa não é tão seletiva, amistosa e tolerante como a Justiça brasileira", concluiu.O Jornal Português Público afirmou que a amizade do ex-primeiro ministro José Sócrates com o irmão do ex-ministro José Dirceu, Luiz Eduardo que foi preso recentemente em Portugal, é o elemento de ligação com Luís Inácio Lula da Silva, e o crime praticado em Lisboa.

FONTE:
Jornal PÚBLICO – PORTUGAL