MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O mentiroso - Comportamento verbal



O mentiroso - Comportamento verbal

Autoria desconhecida

Esteja atento à linguagem corporal do interlocutor. É a diferença entre uma linguagem corporal natural e uma artificial que vai denunciar um potencial mentiroso.

As técnicas de observação a seguir são úteis para que você possa saber se está sendo enganado. São métodos utilizados por especialistas em interrogatórios, mas que podem ser facilmente aplicados em situações do cotidiano.

Portanto, para identificar um mentiroso, siga as orientações abaixo:

- Nega seus crimes com especificidade;
- Evita linguajar mais duro e realista;
- Responde com defasagem de tempo;-
- Evade-se da resposta, mudando de assunto;
- Qualifica suas respostas (ex.: pelo que me lembre...);
- Usa de resposta genérica (ex.: eu normalmente...)
- Repete a pergunta antes da resposta;
- Responde em tom abaixo do normal ou apenas por sinais de cabeça;
- Apoia suas respostas com apelos religiosos ou promessas; e
- Aparenta polidez, sendo difícil suscitar sua indignação.

MOVIMENTOS – Atenção para os movimentos. Mentirosos fazem menos movimentos com as mãos enquanto falam e tendem a ocupar menos espaço, mantendo os membros mais compactados junto ao corpo que o habitual. Observe os toques faciais.

MOVIMENTO DOS OLHOS – O movimento dos olhos também é importante. Pessoas desonestas tendem a deslocar muito o olhar para evitar os olhos do interlocutor. Entretanto, olhar diretamente para os olhos por períodos prolongados também pode ser um sinal de mentira, pois o mentiroso estaria tentando controlar artificialmente o olhar para evitar ser descoberto.

PUPILAS – As pupilas tendem a dilatar quando uma mentira é contada. Isso ocorre em razão da adrenalina que é liberada no organismo pelo estresse intrínseco da situação. Mas este aspecto tende a ser mais visível com mentiras mais graves.

EXPRESSÕES – As expressões de um mentiroso são limitadas. Se ele sorrir, por exemplo, este sorriso deve ocorrer apenas na boca, não acionando os demais músculos faciais como ocorreria em um sorriso natural.

POSTURA – Muitas vezes os mentirosos se sentem desconfortáveis em ficar de pé em frente a um acusador e podem evitar ficarem em pé com os ombros enquadrados aos seus. Em vez disso, eles podem ficar ligeiramente para o lado ou com os ombros dobrados em um ângulo.

PALMAS – Mentirosos muitas vezes tentam ocultar as palmas das suas mãos. Isso também é instintivo. Mãos atrás das costas ou nos bolsos também são indicadores positivos.

OBJETOS – Mentirosos vão brincar com os objetos que estão em sua posse, como uma bolsa, pulseira, telefone celular ou cabelo. Podem também colocar uma obstrução entre si e a outra pessoa, muitas vezes, algo tão simples como uma xícara de café. Esta é uma maneira inconsciente de tentar bloquear a si mesmo para aliviar a tensão do encontro.

TOM – O tom da voz de um mentiroso muitas vezes não é coerente com os seus gestos ou declarações.

SARCASMO – Pessoas desonestas usam o sarcasmo frequentemente ao responder a acusações.

RESPOSTAS A PERGUNTAS – Um mentiroso usa as suas palavras para responder a perguntas, por exemplo, se a pergunta é: “Você teve relações sexuais com esta mulher?” A: “Eu não tive relações sexuais com aquela mulher”.

DETALHES DEMAIS – Pessoas desonestas acrescentam detalhes desnecessários à conversa, o que é uma tentativa de confortar a outra pessoa.

SEM SENTIDO – Muitas vezes, as palavras dos mentirosos não fazem sentido e a sua gramática pode estar incorreta. Isto é porque a mente de um mentiroso está correndo em busca de uma resposta convincente e os sinais para a boca são enviados incorretamente.

EVITAR RESPOSTAS DIRETAS – Os mentirosos às vezes implicam respostas em vez e negar algo diretamente. Isto lhes permite evitar a mentira ao não fazer declarações admissíveis. Ao fazer isso, lhes dá a possibilidade de voltar atrás em suas respostas e alterá-las.

DEFENSIVA – Pessoas culpadas geralmente ficam na defensiva na primeira indicação de uma acusação enquanto que pessoas honestas serão ofensivas.

ASSUNTO – Um mentiroso, muitas vezes, muda de assunto: um mentiroso ficará confortável com a mudança achando que suas mentiras foram acreditadas. Se honesto, uma pessoa poderia ficar confuso a respeito de porque um assunto potencialmente sério seria alterado. Seria mais provável que ele ignorasse a mudança de assunto e prosseguisse a conversa original.

É IMPORTANTE NOTAR QUE ESTES INDICADORES REGISTRADOS INDIVIDUALMENTE PODEM NÃO INDICAR UMA MENTIRA. VOCÊ PRECISA PROCURAR ALGUNS INDICADORES CONSISTENTES OU UMA COMBINAÇÃO EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO.