MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Palavras aos Formandos CMPA/2010

Coronel Hiram - Projeto Desafiando o Rio-Mar
Palavras aos Formandos CMPA/2010

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 01 de dezembro de 2010.

“Quanto mais largas vastidões abrange o saber, tanto mais razão de serem modestos os seus cultores”. (Rui Barbosa - Palavras à Juventude)


- Formandos do Curso Fundamental CMPA/2010

Meus queridos alunos e amigos, não acho que qualquer cerimônia de Formatura deva ser destituída da necessária pompa a que faz jus. Considerar que a Formatura do Ensino Fundamental seja menos importante que outras nos levariam, pela lógica, a deixar de comemorar, anualmente, a data natalícia de cada um de vós ou a de outros cursos com duração muito inferior ao que agora concluístes. O Curso Fundamental é, certamente, o mais longo de vossas vidas e por isso mesmo ao encerrá-lo devemos dar-lhe o devido crédito. Foram nove anos, no mínimo, de estudos e só cada um de vós, seus familiares e professores podem aquilatar o esforço despendido para concluí-lo com sucesso nesta data tão importante para a “Família Garance”.

Eu e o Coronel Gilberto resolvemos dirigi-lhes algumas palavras que nos pareceram necessárias e oportunas, neste momento, tentando assumir o papel do paraninfo que escolhestes e infelizmente nos é desconhecido.

- Palavras aos Formandos CMPA/2010

Caros alunos

Parabéns por mais esta vitória, encerrastes com êxito mais uma etapa de vossas vidas. Mérito vosso, de seus familiares, mestres e amigos que orientaram e acompanharam com dedicação e carinho vossa jornada.

Lembrai-vos, porém, que cada fase conquistada, cada etapa ultrapassada no ensino, ou na vida, exigirá mais esforço, mais empenho para atingir o próximo lance. As brisas de outrora ganharão força e se transformarão em fortes vendavais, as doces marolas em gigantes ondas e as encostas suaves em íngremes e escorregadias escarpas.

Acautelai-vos, mas tende confiança na vossa capacidade. Como diria, outrora, o augusto poeta Antônio Gonçalves Dias na sua “Canção do Tamoio”: “Se o duro combate os fracos abate, aos fortes, aos bravos, só pode exaltar”.

Determinem desde já vosso objetivo final sem olvidar as metas intermediárias. Não as definam singelas demais e facilmente atingíveis nem muito complexas e inalcançáveis, mas após determinadas direcionai todos vossos esforços e energia para obter sucesso a cada empreitada.

Não esmoreçam ante as dificuldades, lutem, não voltem os olhos para o que ficou para trás, mirem o futuro, não percam, jamais, o foco de vosso objetivo. Aprendam e amadureçam com as derrotas, fracassar perante intricados obstáculos tem muito mais valor do que alcançar sucesso frente a vitórias fáceis. Continuem tentando, persigam vosso intento com tenacidade, o grau de satisfação de uma conquista é diretamente proporcional à sua complexidade e risco. Alcem vôo, tenham iniciativa, sejam criativos, ousados, corajosos, afastem-se da mesmice e da mediocridade. Henry Ford, já afirmava que: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.

Felicidades minhas queridas e meus queridos alunos. Continuai vossa luta, sois bravos guerreiros e um futuro pródigo está ao alcance de vossas mãos.

SELVA!!!
BRASIL ACIMA DE TUDO!!!


Solicito Publicação

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br/
E–mail: hiramrs@terra.com.br