MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Exército restaura Ford Galaxie que pertenceu a JK


Jornal de Brasília - 11/6/2010

Ford Galaxie que pertenceu a JK passa pela primeira etapa da restauração

A restauração do Ford Galaxie, fabricado em 1974, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, está com a primeira etapa concluída. O 16º Batalhão Logístico do Exército, responsável pela recuperação do veículo, terminou o trabalho no motor, que não funcionava há 19 anos. O automóvel faz parte do acervo do Memorial JK.

Como é uma raridade, o serviço sofre a dificuldade de aquisição das peças originais. Por isso, a conclusão do motor mereceu até uma solenidade, no Setor Militar Urbano, que contou com a presença da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente, de oficiais do Exército brasileiro, além de empresas colaboradoras, representantes de clubes de carros antigos e convidados.

O Comandante Militar do Planalto, General Sodré, afirma que o trabalho que está sendo realizado demonstra o lema do Exército brasileiro: Braço forte, mão amiga. O Coronel Eleazar, do 16º Batalhão, enfatiza: "Este carro faz parte de nossa história".

Para Sérgio Rego, da Automotive Repair, a restauração está sendo muito bem realizada. "Fazem 20 dias que eu recebi a missão de recuperar o carro de JK, e estou cumprindo-a com muito orgulho e determinação. O motor foi todo refeito com peças originais trazidas dos Estados Unidos". O presidente do Veteran Car Club do Brasil, Lipel Custódio, também revela o entusiasmo com os trabalhos. "No dia em que ele ficar pronto nós vamos organizar uma carreata com modelos antigos para escoltar o Galaxie até o Memorial JK".

Para Pedro Orlando, da empresa 3M, o convite para ajudar na reforma foi bem aceito. "Neste projeto fazemos a preparação para aplicação da tinta e o polimento". Segundo o representante da Basf, Reinaldo Taira, a empresa forneceu ajuda no projeto de recuperação do veículo. "Fizemos uma parceria com o Exército e disponibilizamos maquinário e treinamento aos militares". Anna Christina Kubitschek agradeceu pelo serviço de restauração. "Não esperava ver o motor funcionando com toda essa potência. Toda a família Kubitschek agradece pela restauração. Este momento resgata uma parte da história de Brasília, pois era nesse carro que JK vinha para a capital."


SAIBA +

O veículo foi retirado do Memorial JK no dia 19 de maio deste ano. A expectativa é que ele fique pronto até o dia 12 de setembro, dia que JK completaria 108 anos.

O Ford Galaxie foi o último veículo particular do ex-presidente. A restauração está sendo realizada pela mesma equipe que trabalhou na recuperação de outro carro de JK, um Mercedes Benz.

Além da recuperação do motor, o carro vai receber nova pintura e serviços de reparo na lataria. O automóvel faz parte do acervo permanente do Memorial JK.

***

Neta de JK acompanha restauração do carro do Ex-presidente

Redação Mais Comunidade

http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/60659/NETA-DE-JK-ACOMPANHA-RESTAURACAO-DO-CARRO-DO-EXPRESIDENTE.pnhtml

A neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek, que também é presidente do memorial JK, visita, nesta quinta-feira, 10 de junho, às 16h, o 16º Batalhão Logístico - 16º B Log, unidade integrante do Comando Militar do Planalto.

O objetivo da visita é verificar o andamento dos trabalhos de restauração que o Exército faz no último carro particular que pertenceu ao presidente JK. O veículo é um Ford Galaxie LTD, fabricado em 1974, e que estava em exposição permanente no Memorial JK, em Brasília.

No dia 19 de maio deste ano, o carro foi retirado do Memorial e seguiu para 16º B Log onde, desde então, profissionais militares com o apoio de especialistas em carros antigos realizam o trabalho de restauração. Além da recuperação da pintura, painel e estofados, a reforma do motor está sendo um desafio para os profissionais, pois várias peças não existem mais.

A previsão de devolver o Galaxie ao lugar de origem é no dia 12 de setembro deste ano, data na qual JK completaria 108 anos.