MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Uma cena americana


UMA CENA AMERICANA

Princeton, 1981: a jovem Catherine Brown, cuja mãe se empregara numa boa escola privada de Nova Orleans para educar direito a filha, chegou ao dormitório da universidade, incubadora da elite americana.

Encontrou uma negra e teria que dividir o quarto com ela durante o ano letivo. Quando a mãe de Catherine soube da surpresa, telefonou para todo mundo, pedindo que mudassem sua filha de quarto. Afinal, não era justo que a política de ação afirmativa de Princeton começasse impondo à sua menina a companhia desse tipo de gente. Era muita falta de sorte, pois a escola tinha 1.100 alunos e apenas 94 calouros negros.

Nos dormitórios das universidades forjam-se muitas conexões sociais da elite americana e o convívio com uma negra seria no mínimo um desperdício de companhia.
A "negona" chamava-se Michelle Robinson, atual senhora Barack Obama, diplomada por Princeton e Harvard.

(Elio Gaspari - Folha de S.Paulo, domingo, 14.12.08)