MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Para evitar vaias, Lula apareceu na moita no carnaval carioca, fantasiado de Reinaldo Azevedo (ou seria de malandro carioca?)




O Estadão - 23/02/2009

Para evitar vaias, Lula usa discrição

Ele não foi anunciado no Sambódromo

O presidente Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, assistiram na noite de ontem ao primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Rio. Para evitar as vaias, como ocorreu na abertura dos Jogos Pan-americanos, em 2007, Lula chegou de forma discreta ao Sambódromo. O nome dele não foi anunciado pelo locutor oficial do desfile.

A assessoria do presidente também teve o cuidado de esperar que a Império Serrano, primeira escola a desfilar, já estivesse na avenida e sob aplausos do público.

Com chapéu panamá e roupa clara, Lula ficou em uma janela do camarote do governador Sérgio Cabral, sempre ao lado de Marisa, que vestia uma blusa azul e branco, nas cores da Beija-Flor, escola que tem a simpatia do casal. Às 23h30, Marisa desceu para a pista.

Diferentemente do ano passado, o camarote tinha poucos convidados e foi dividido em duas partes. Na área onde estava o presidente tiveram acesso, além do governador e da mulher, o jornalista Sérgio Cabral, pai, Zeca do PT, parentes de Lula e o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pesão. Na outra ala, uma espécie de segunda classe, estavam a ex-governadora do Rio Benedita da Silva, o governador do Paraná, Roberto Requião, e a empresária Lili Marinho. Lula e Marisa chegaram às 21h30.

Assessores temiam que a imagem de Lula fosse associada aos dirigentes da Beija-Flor. O patrono da escola, Anísio Abrahão David, foi preso quatro vezes pela PF - a última no ano passado. Nas conversas com os auxiliares, porém, Lula avaliou que a presença no Rio não tinha riscos diante das últimas pesquisas de opinião que mostram aumento de sua popularidade.

Lula decidiu assistir ao desfile a convite do puxador Neguinho da Beija-Flor. Ele chegou a ser convidado a participar do casamento do sambista, no Sambódromo, mas até a meia-noite não estava acertado se ele participaria.

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090223/not_imp328645,0.php


***


Marcelo Sayão/EFE

A despeito da megapopularidade de Lula, a assessoria do Planalto cercou-o de cuidados para evitar que fosse vaiado na Marques de Sapucaí.

Armou-se em torno de Lula um escudo de discrição. Eis os cuidados que foram adotados:

1. Diferentemente do que ocorrera na abertura dos Jogos Panamericanos, em 2007, o locutor oficial do Sambódromo não anunciou a chegada do presidente;

2. Escolheu-se uma hora estratégia para o deslocamento de Lula até o camarote do governador Sérgio Cabral (PMDB);

3. O presidente aguardou até que a Império Serrano, primeira escola a desfilar, já estivesse evoluindo na avenida, sob aplausos das arquibancadas;

4. De resto, o carro que conduzia Lula estacionou ao pé do camarote, em área protegida por grades e tapumes, a salvo dos olhares do público.

Lula chegou pouco depois de 21h30. Levava a tiracolo a primeira-dama Marisa Letícia.

Ele trajava roupa clara e chapéu panamá. Ela, calça jeans e blusa azul e branco, as cores da Beija-Flor, escola do coração do primeiro-casal.

Adotaram-se também providências para evitar o contato de Lula com Anísio Abrão David.

Patrono da Beija-Flor, Anísio é frequês de caderneta da Polícia Federal. Bicheiro e mercador de caça-níqueis, foi em cana quatro vezes, três das quais sob Lula.

O camarote oficial do governo do Rio foi dividido em dois. O acesso à ala reservada a Lula foi restrito a autoridades e familiares do presidente.

Lula é aguardado na concentração das escolas. Neguinho da Beija-Flor convidou-o para padrinho de seu casamento, que ocorrerá na avenida.

Embora o Planalto não tenha confirmado a presença de Lula, a movimentação de agentes de segurança é prenúncio de que o convite de Neguinho pode ter sido aceito.

PS.: Chegada a hora do casamento de Neguinho, Lula nao deu as caras.
Escrito por Josias de Souza às 00h44