MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Governo maquia Manaus para visita da Fifa


Governo 'maquia' Manaus para visita da Fifa

04/02/2009 - 13h23

A pouco mais de algumas horas para a chegada dos inspetores da Fifa, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus realizaram uma verdadeira 'Operação Maquiagem' para impressionar a comitiva que desembarca nesta quarta-feira (4) na capital amazonense. Manaus tenta ser a sede amazônica da Copa e disputa a vaga com Belém (PA) e Rio Branco (AC).

A 'Operação Maquiagem' (como estão sendo conhecidas as intervenções feitas às vésperas da chegada da comitiva) começou há pelo menos uma semana. A primeira medida foi a recuperação de parte da malha viária por onde os integrantes da comitiva da Fifa irão passar. A avenida que dá acesso ao Aeroporto (Estrada do Turismo) e a que leva ao Tropical Hotel - onde a delegação ficará hospedada (Estrada da Ponta Negra) foram recapeadas por agentes da Prefeitura de Manaus. Os canteiros foram devidamente aparados por agentes do governo do Estado.

As avenidas que dão acesso ao Estádio Vivaldo Lima (Constantino Nery e Pedro Teixeira) também foram recuperadas. Algumas intervenções foram feitas há apenas dois dias em pleno período de chuvas, onde operações desse tipo não são recomendáveis.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Básicos (Semosbh), a recuperação das vias às vésperas da chegada da comitiva da Fifa foi apenas uma 'coincidência'. "Nós já tínhamos um planejamento para aquela área. As obras seriam feitas independentemente da vinda do pessoal da Copa", disse a assessoria.

Bem menos discreta foi a Polícia Militar. Na última terça-feira (3), o Comando Geral enviou nota à imprensa anunciando o início da 'Operação Gol de Placa', na qual mais de 200 homens irão reforçar o policiamento da cidade durante as pouco mais de 24 horas que a delegacia de inspetores ficará em Manaus.

De acordo com o planejamento da PM, batedores irão escoltar a delegação durante todo o trajeto terrestre. Soldados ficarão de prontidão em cada esquina por onde o grupo passar. Por água, lanchas do policiamento fluvial irão acompanhar o deslocamento da comitiva a um hotel de selva às margens do rio Negro.

Questionado se o reforço no policiamento não poderia dar uma impressão negativa da cidade, o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara discordou. "Se você faz uma apresentação diferenciada, você vai ser avaliado de maneira diferenciada", disse.

A delegação de inspetores da Fifa chega nesta quarta-feira a Manaus, às 20h (horário de Brasília). Amanhã, começa, de fato, a inspeção. A partida está prevista para as 16h (horário local). Depois da capital amazonense, os inspetores viajam para Belém, principal concorrente de Manaus na disputa pela sede amazônica da Copa.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/02/04/ult5772u2819.jhtm