MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Emprego-basura: o Bolsa Família de Hugo Chávez


10 de fevereiro de 2009

Emprego-basura

Trata-se de uma invenção de Chávez. A palavra "basura", aqui, significa lixo. O emprego-basura é aquele oferecido a boa parte dos contratados pelo governo chavista. Eles recebem salários, mas não possuem uma função específica. Comparecem à repartição alguns dias do mês, às vezes, nas duas primeiras semanas. No resto dos dias, se dedicam a organizar eventos e a fazer passeatas e pequenas manifestações, como as da foto.

Isabel Pereira Pizani, venezuelana que pesquisa o desemprego na ONG venezuelana Cedice, calcula que os empregos-basura sejam 80% das quase 1 milhão de vagas criadas nos dez anos de governo bolivariano.

Uma comprovação da existência dos empregos-basura se deu quando o atual prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, assumiu a prefeitura e encontrou na folha de pagamento do ex- prefeito, chavista, 9000 cargos assim. A criação dessas vagas é que explica, em grande parte, a redução do desemprego no país.

No Brasil, o empregado-basura seria quase um funcionário fantasma. A diferença é que no Brasil o fantasma não é obrigado a ir às passeatas.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/duda-teixeira/