MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

VENEZUELA: O preço da gasolina mais barata do mundo

O preço da gasolina mais barata do mundo

Humberto Márquez, da IPS

6/1/2009

A gasolina mais barata do mundo é vendida na Venezuela, mediante uma grande e antiga operação de subsidio que favorece os proprietários de automóveis e nega recursos à luta contra a pobreza e por um ambiente são, ao mesmo tempo em que descapitaliza a indústria petroleira, motor da economia deste país. “Qual é o problema? Suponho que se produzíssemos trigo ou tratores isso seria muito barato aqui. Se temos petróleo, a gasolina deve ser barata”, disse à IPS Aléxis Santana, de 38 anos, motorista de ônibus desde os 22. Parece lógico neste país, um dos maiores produtores mundiais de petróleo.

Um litro de gasolina na Venezuela custa, há 10 anos, entre três e quatro centavos de dólar. Um refrigerante custa 20 vezes mais, uma garrafa de água 25 vezes e um xícara de café expresso na padaria 30 vezes mais. Uma pessoa pode deixar de gorjeta ao rapaz que limpa o pára-brisa e mede a pressão dos pneus em um posto de serviço mais dinheiro do que paga para encher o tanque de seu veiculo. “A gasolina quase é dada de presente neste país”, disse o ministro das Finanças, Ali Rodríguez, que foi titular da pasta da Energia, secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e presidente da gigante estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Leia texto completo em http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-preco-da-gasolina-mais-barata-do-mundo/