MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

domingo, 25 de janeiro de 2009

A República do Butantã na hora da crise

A REPÚBLICA DO BUTANTÃ NA HORA DA CRISE

Percival Puggina

24/01/2009

Nem sempre a opinião pública coincide com o interesse público. Um dos problemas essenciais da democracia consiste, precisamente, na necessidade, que muitas vezes ocorre, de agir em favor do interesse público adotando medidas que contrariam a opinião pública. “Sangue, suor e lágrimas” prometia Churchill... Isso se aplica, especialmente, àquelas ocasiões em que dificuldades estruturais ou conjunturais determinam impacto negativo na vida social. As coisas estão mal, os cidadãos estão desgostosos e a solução exigirá medidas impopulares. É a hora dos verdadeiros líderes.

O Plano Real fornece bom exemplo do que descrevo. Itamar Franco teve o grande mérito de convocar o grupo de economistas que concebeu o Plano. Na arrancada, ele garantiu a eleição de Fernando Henrique Cardoso, mas não foi uma catapulta para a estabilidade e o crescimento econômico. Não era uma escadinha confortável para sair do fundo do buraco. Foi necessário escalar até o topo, segurando-se com as unhas e ralando os pés no esforço da subida.

Leia mais em http://www.puggina.org/