MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião voa sobre a orla carioca em 31/03/2014, ostentando faixa com os seguintes dizeres: "PARABÉNS MILITARES - 31/MARÇO/64 - GRAÇAS A VOCÊS O BRASIL NÃO É CUBA". Clique na imagem acima para acessar MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964 - uma seleção de artigos sobre o tema.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Foro de São Paulo I: Hugo Chávez quer se perpetuar no poder


O ABC DE UMA DITADURA *

Mary Anastasia O'Grady * *

Os otimistas teorizaram, durante longo tempo, que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, sofreria sua Waterloo quando a bolha petrolífera fosse furada. Mas, com a queda de 75% do preço do petróleo em relação aos picos atingidos no ano passado, e o país mantido duramente sob a mão de ferro do regime, essa teoria deve ser revista.

É certo que o descontentamento popular com o chavismo aumentou desde que caiu o preço do petróleo. E por isso, é provável que o desencanto aumente nos próximos meses à medida que a economia se desequilibre. Mas, tendo-se valido dos anos de prosperidade para consolidar-se no poder e destruir todos os controles institucionais, Chávez não tem interesse em reconduzir o país ao pluralismo político, mesmo que muitos venezuelanos estejam fartos de sua tirania. Pelo contrário, até poderia tornar-se mais agressivo e perigoso, à medida que em 2009 se apague o brilho de sua tocha revolucionária e se sinta mais ameaçado.

Leia texto completo em http://www.sacralidade.com/mundo2008/0079.ditadura.html